segunda-feira, 28 de junho de 2010

Tarefa 3 - Biologia


Resultados da Pegada Ecológica:
* Sua Pegada Ecológica: se todos vivessem como você, seria necessário uma capacidade de regeneração de 1,4 planetas por ano.
* Como a sua Pegada se compara? Para sustentar seu estilo de vida, toma-se 2,6 hectares globais da área bioprodutiva do planeta Terra.

Sendo um ramo da Biologia que estuda os seres vivos e suas interações com o meio ambiente onde vivem, a Ecologia se encarrega, também, de estudar a abundância e distribuição dos seres vivos no planeta em que vivemos. Tem uma grande importância, pois os resultados de seus estudos fornecem dados que revelam se os animais e os ecossistemas estão em perfeita harmonia, numa época em que o desmatamento e a extinção de várias espécies estão em andamento, o trabalho dos ecologistas torna-se cada vez mais indispensável para o desenvolvimento do meio ambiente. Através das informações proporcionadas pelos estudos dessa ciência, o homem pode planejar ações que evitem a destruição da natureza, possibilitando um futuro melhor para a humanidade. Porém, essa disponibilização de informações sobre a natureza por parte da ecologia não tem sido suficiente para um desenvolvimento sustentável do planeta, visto que a própria humanidade tem causado um desequilíbrio ambiental muito perigoso a todos nós.
O que representa mais consideravelmente esse desequilíbrio é o aquecimento global, fenômeno que acontece devido as alterações climáticas que ocorrem no planeta. Diversas pesquisas confirmam o aumento da temperatura média global e conforme cientistas da Organização das Nações Unidas (ONU), o século XX foi o mais quente dos últimos cinco, com aumento de temperatura média entre 0,3°C e 0,6°C. Tal aumento da temperatura pode aparentar ser algo insignificante, embora seja suficiente para modificar todo clima de uma região e afetar profundamente a biodiversidade, desencadeando o que chamamos de desastres ambientais, em grande quantidade na biosfera.
Um bom número de cientistas atribui esse fenômeno como um processo natural, afirmando que o planeta Terra está numa fase de transição natural, um processo longo e dinâmico, saindo da era glacial para a interglacial, sendo o aumento da temperatura conseqüência desse fenômeno. Porém, as principais atribuições para o aquecimento global são relacionadas às atividades humanas, que intensificam o efeito de estufa através do aumento na queima de gases de combustíveis fósseis, como petróleo, carvão mineral e gás natural, onde a queima dessas substâncias produz gases como o dióxido de carbono, metano e óxido nitroso, que retêm o calor proveniente das radiações solares, funcionando como se fossem o vidro de uma estufa de planta, aumentando a temperatura.
Visto isso, porém, é de extrema importância salientar que o efeito estufa é um processo natural que o planeta sofre, trazendo vários benefícios que possibilitam a vida na Terra (sem o efeito estufa poderia haver variação de até 40°C entre o dia e a noite, devido ao não aquecimento da superfície terrestre). O que vem acontecendo desde o último século é a intensificação desse processo que chamamos de efeito estufa, que causa um alto aquecimento global, tendo o homem como a principal causa desse fenômeno que vem desequilibrando o nosso meio ambiente. Outros fatores que contribuem de forma significativa para as alterações climáticas e que tornam-se principais problemas ambientais são: os desmatamentos, a constante impermeabilização do solo, explosão demográfica, crescimento urbano, erosão e desertificação, poluição do ar e da água, alta demanda de lixo, agricultura não sustentável e espécies em extinção que causam danos a biodiversidade.
Tendo o Brasil entre o 5 países que mais emitem gases poluentes à atmosfera, fica fácil pra nós vermos que o problema não é apenas de outros países e, com isso, o aquecimento global parece cada vez mais estar à nossa frente. Basta a nós começar olhar tudo isso de um modo diferente do que vínhamos pensando: não achar que tal fenômeno é um problema mais de âmbito global (como o próprio nome já diz), mas que é um problema nacional, e que se continuarmos achando que não é coisa pra nós mudarmos, deixar que outros façam, nunca conseguiremos fazer com que nosso planeta volte a ter uma "saúde" melhor. São nas pequenas atitudes nossas do cotidiano que podem fazer a diferença lá na frente, já que se todos fizerem sua parte teremos condições de vida muito melhores. Atitudes do dia-a-dia que podem proporcionar essa melhor condição de vida a todos nós são: economizar água, separar o lixo, ter plantas e plantar árvores, usar retornáveis, reutilizar papéis, caminhar e andar mais de bicicleta, usar mais transportes coletivos, ver onde joga o lixo e não jogar lixo na praia, dentre outras.
Só depende de nós mesmos para termos um planeta melhor para se viver!

Nenhum comentário:

Postar um comentário